Saiba o porquê 4 P’s tornaram-se 4 C’s


Mudanças são sempre necessárias para o crescimento de qualquer instituição, empresa, pessoa ou o que seja que se queira mudar. No Marketing 4.0 os 4 P’s (produto, preço, praça, e promoção) se transformaram em 4C’s (cliente, custo, conveniência e comunicação).


A velocidade com que o mercado se altera e o comportamento do consumidor levaram a essas mudanças. Entenda o porquê:


CLIENTE -  Este é o recurso mais valioso da sua empresa e neste novo panorama a atenção pelo produto é deslocada para o cliente, este ser que sofre rápida mutação por estar constantemente conectado. Uma vez que você entende o seu cliente fica muito mais fácil desenvolver produtos que atendam melhor as suas necessidades. Atendendo estas necessidades você realiza vendas, lucra, fideliza e cria um forte divulgador do seu produto.


CUSTO - Não confunda, pois neste caso o preço vira custo e os valores ligados à decisão do consumidor são levados em consideração. O preço é apenas uma parte do custo geral da compra de um produto enquanto o custo pode incluir os benefícios do produto para o consumidor ou a falta que ele faz.


CONVENIÊNCIA – Na era digital nada mais conveniente do que achar o que precisa na palma da mão. Facilidade para achar o produto desejado é tudo que o consumidor quer. Assim, a praça foi substituída pela conveniência. O investimento em várias plataformas on line é fundamental para quem deseja vender ou aparecer. E nos dias de hoje é impensável um produto, serviço ou empresa não ter presença on line. Investimentos em e-commerces, marketplaces, buscadores e redes sociais tornam-se um diferencial.


COMUNICAÇÃO – O último C se refere à comunicação, que substitui a promoção e é a chave da estratégia de qualquer negócio. Produzir conteúdos relevantes atrai mais que consumidores, atrai pessoas engajadas com a sua empresa ou produto. Estratégia que pode ser facilmente implementada nas redes sociais de forma simples e a baixo custo gerando pessoas engajadas com a sua marca.



Tags: marketing

8 visualizações0 comentário