Prefeitura de Três Rios intensifica ações de combate ao Aedes aegypti


A Prefeitura de Três Rios, através da Secretaria de Saúde, intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti,  transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Nessa semana, os agentes Vigilância Ambiental percorreram todo o bairro de Moura Brasil, Ponto Azul e Pilões, com a finalidade de eliminar possíveis criadouros e de conscientizar a população de cada bairro. O cronograma vai atender todo o município.

É de suma importância a participação da população na prevenção a doenças causadas pelo Aedes. O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito por causa das chuvas e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. A população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito.


Como prevenir?


A melhor forma de prevenção da dengue, zika e chikungunya é evitar a proliferação do Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas pláticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Medidas simples pode ser adotadas, como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia - quando os mosquitos são mais ativos - proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos.

Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.


Fonte: PMTR

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo