Palestra gratuita apresenta benefícios do Programa Jovem Aprendiz

Empresários, profissionais de Recursos Humanos e colaboradores que atuam no processo de aprendizagem das empresas têm encontro marcado na quinta-feira, dia 13/6, às 14h30 na Firjan SENAI em Três Rios.


O evento chamado de Encontro das Indústrias vai abordar a inclusão e a importância de adolescentes e jovens no Programa Jovem Aprendiz. A participação é gratuita e voltada para empresas de toda região Centro-Sul.


O encontro vai contar com a participação da analista de Educação da Firjan SENAI, Márcia Freire, que discutirá sobre a operacionalização, legislação e diretrizes do Programa Jovem Aprendiz; a líder de Recursos Humanos da GE Celma, Luciana Grego, que dividirá experiências sobre o recrutamento de talentos; e a inspetora de Qualidade da Guanapack, Karen Freitas, ex-integrante do programa e falará sobre sua trajetória de estudante à profissional contratada.


O programa Jovem Aprendiz é um projeto amparado pela Lei da Aprendizagem, que tem como objetivo capacitar tecnicamente os jovens para o mercado de trabalho, através de parceria com empresas de grande e médio porte. Nesse projeto, o jovem é incentivado a encontrar seu primeiro emprego e têm todos os direitos trabalhistas e previdenciários assegurados, além de ser necessário prosseguir com os estudos.


Dessa forma, é possível inserir jovens no mercado de trabalho com idade entre 14 e 24 anos, contribuindo para a capacitação profissional do jovem e proporcionando experiência desde cedo, auxiliando o desenvolvimento profissional de adolescentes em geral.


Segundo a Lei da Aprendizagem, as empresas públicas ou privadas devem assegurar a contratação de, no mínimo 5% e no máximo 15% das vagas que exijam apenas formação profissional. O prazo máximo de contrato é de 2 anos.

Os cursos profissionalizantes podem ser oferecidos somente por escolas do Sistema S, escolas técnicas ou ONGs que tenham por objetivo de dar assistência ao adolescente e à educação profissional. Importante que estas instituições sejam devidamente registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade e no Cadastro Nacional de Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).


Mais informações sobre o evento podem ser obtidas diretamente na unidade da Firjan SENAI Três Rios, na Av. Vereador Mário de Castro Reis, 35, bairro Nova Niterói. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Whatsapp (24) 99239-5199.


Fonte: Firjan

19 visualizações0 comentário