Na contramão do Estado, indústrias do Centro-Sul Fluminense aumentam contratações



Sondagem Industrial revela que empresas contrataram funcionários para ocupar vagas deixadas em aberto nos últimos anos. Capacidade Instalada também tem quadro de melhora


As indústrias do Centro-Sul Fluminense registraram aumento da atividade produtiva (51,6 pontos) nos últimos três meses de 2019, em comparação com o trimestre anterior. O resultado também contribuiu para a melhora da taxa de Utilização da Capacidade Instalada (63%) que tem saldo maior ao mesmo período de 2018 (60%). Diante disso, as indústrias da região contrataram funcionários com o objetivo de ocupar os postos que foram fechados ao logo dos últimos anos devido à crise econômica. Os dados fazem parte da Sondagem Industrial, divulgada nesta segunda-feira (17) pela Firjan.


Os empresários também sentiram melhora nas condições de acesso ao crédito após cinco anos (43,0) em níveis muito baixos. Apesar das dificuldades, os indicadores do quarto trimestre de 2019 têm resultado melhor do que 2018: situação financeira (42,7) e margem de lucro (40,3).


“Em pesquisas anteriores os empresários já haviam sinalizado a possibilidade de contratações tão logo a indústria desses sinais de reação. Ainda não chegamos num estágio de contratação plena como visto em anos anteriores, mas esse já é um sintoma positivo, sinal de que a economia começa a reagir. É preciso avançar ainda mais para que possamos ver a região se desenvolvendo” explicou Alceir Corrêa, presidente da Firjan Centro-Sul Fluminense.


Os resultados positivos fazem com que os empresários mantenham o otimismo em relação aos próximos meses. Eles esperam que haja aumento da demanda por produtos (58,9) e maior volume de exportações (61,1), o que reflete na compra de matéria-prima (57,3). A expectativa também segue positiva quanto a novas contratações e a possibilidade da realização de investimentos ao longo do primeiro semestre de 2020.

Participaram da Sondagem Industrial empresas dos municípios de Areal, Comendador Levy Gasparian, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia e Três Rios.


A Sondagem Industrial é um levantamento de opinião empresarial, que tem como objetivo identificar as situações passadas e expectativas futuras indústria. O documento completo está disponível no endereço https://bit.ly/2VKys7H.


Fonte: Firjan

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo