Firjan Três Rios realiza palestra gratuita sobre logística reversa de embalagens


A Firjan reúne na quinta-feira (27/06), às 16h, técnicos e profissionais ligados as áreas de logística e meio ambiente das empresas do Centro-Sul Fluminense para falar sobre a logística reversa de embalagens, integrado ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS. A apresentação gratuita será realizada na Firjan Centro-Sul Fluminense (Av. Isaltino Silveira, 90 – Cantagalo). As vagas são limitadas.


A especialista em Meio Ambiente, Carolina Maria Zoccoli e a advogada Tatiana Abranches vão liderar o debate que vai apresentar informações técnicas e jurídicas da obrigação. A palestra tratará entre outros temas da obrigação de logística reversa de embalagens pós-consumo, a responsabilidade de cada empreendimento e a recente Lei Estadual 8.151/18, que institui o sistema de logística reversa de embalagens no estado do Rio de Janeiro.


“Muitas empresas desconhecem as obrigações ambientais que precisam cumprir. A Política Nacional de Resíduos traz responsabilidades claras para o poder público, indústrias, comércio e consumidores. Vamos mostrar para os empresários que, com ajustes simples, é possível se adequar à legislação, ficando regulares ambientalmente e apresentando diferencial competitivo”, destacou Carolina Zoccoli.


A logística reversa é um dos instrumentos para aplicação da responsabilidade compartilhado pelo ciclo de vida dos produtos. O PNRS a define como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.


As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link https://www.firjan.com.br/eventos/logistica-reversa.htm


Fonte: Firjan

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo