Enchentes e Alagamentos X Seguro Residencial

As enchentes e alagamentos são muitos comuns em diferentes regiões brasileiras. O grande volume de chuvas em determinadas épocas do ano pode ser a grande dor de cabeça de muitas famílias brasileiras.


A maioria dos seguros residenciais não costumam cobrir os danos causados (em qualquer parte do imóvel) por inundação ou alagamento devido ao transbordamentos de rios, enchentes, bueiros e similares. E isto acontece porque as coberturas oferecidas pelo seguro residencial são proteções para situações que não se pode prever. Não é possível pressupor um roubo, queda de um raio, explosão ou quebra de vidro na residência, por exemplo.


No entanto, o risco de alagamento é muito maior para algumas casas em comparação com outras, diferente de uma explosão, por exemplo. Dessa maneira, as seguradoras consideram que oferecer essa cobertura de maneira ampla deixaria o seguro mais caro para todos os segurados, o que não seria justo.

Em geral, todos os seguros residenciais contam com a cobertura básica contra incêndios, raios e explosões.

Para que o imóvel atingido por temporais, tempestades, vendavais e outros fatores seja coberto, o segurado deve contar com esta cobertura em sua apólice. Algumas seguradoras contam com essas coberturas como coberturas adicionais, ou seja, se sua apólice não conta com esta cobertura a parte o seu imóvel não estará protegido para danos causados por estes fatores. Outras seguradoras também oferecem uma cobertura extra para temporais e contam com um serviço, entre suas assistências 24 horas, para limpeza em caso de alagamento.


A cobertura relacionada a alagamentos e inundações, na maioria dos casos, é oferecida para segurados que vivem em áreas próximas a rios, lagos ou morros e encostas, sendo fundamental e muitas vezes valendo a pena pagar um pouco mais para ter esse tipo de acidente coberto. Porém são poucas as seguradoras que apresentam esse tipo de cobertura devido ao tamanho do risco, muitas apresentam apenas em casos excepcionais, como uma casa que tem baixíssimo risco de ser alagada e, inesperadamente, sofre o acidente.  Isso acontece, pois as seguradoras acreditam que quem procura esse tipo de serviço é apenas quem precisa e o gasto para a empresa seria maior que sua arrecadação.


Entretanto algumas seguradoras oferecem cobertura para alagamento como “opcional”. Para que você possa contar com esta cobertura, vale a pena contratar um seguro residencial que garanta a indenização para este tipo de prejuízo.


Havendo este tipo de cobertura, e caso ocorra um acidente o segurado deve entrar em contato com o corretor para que este entre em contato com a sua seguradora para comunicar o sinistro e verificar a documentação exigida para que a indenização seja paga ou o reparo dos danos aconteça. E as seguradoras que contam com este serviço devem garantir a indenização ou realizar os reparos na residência atingida.



Tags: seguro alagamento enchente

33 visualizações0 comentário