Educação x Trabalho

Atualizado: 18 de Fev de 2019


O trabalho faz parte da natureza humana. É o ato de agir sobre a natureza, transformando-a em função das necessidades humanas, e a educação, no sentido amplo, tudo o que pode ser realizado em função de desenvolver o ser humano. Relacionando os dois conceitos, a educação e a formação para o trabalho são hoje questões centrais para se pensar a atuação do homem na sociedade.




Antes da colonização, já havia a relação do homem com o trabalho e a educação em nossas terras, pois os povos indígenas que habitavam no Brasil possuíam (e possuem) práticas educativas, em que o preparo para o trabalho se fundia com as práticas cotidianas de socialização e de convivência. As práticas educativas para o trabalho foram se modificando com o passar dos anos, mas nunca deixaram de estar inseridas nas sociedades. A partir de 1930 devido à aceleração dos processos de industrialização e urbanização da nova fase econômico-social em que o Brasil ingressava se consolida a Educação Profissional, que vêm avançando no decorrer dos anos.


A educação global e a realização profissional e pessoal seguem juntas ao longo de toda a vida. A demanda por ascender a patamares mais avançados no sistema de ensino é visível na sociedade brasileira. Essa ampliação de aspirações decorre, não apenas da urbanização e modernização, consequência do crescimento econômico, mas também da crescente valorização da educação como estratégia de melhoria de vida e empregabilidade.


Atualmente a Educação Profissional é a escolha de muitos, independentemente da idade. Os jovens e adultos que estão cursando, ou que já concluíram o ensino médio, têm a oportunidade de optar por uma formação voltada para a capacitação, qualificação e desenvolvimento de habilidades, podendo atuar em várias áreas e setores das empresas, hospitais, indústrias e etc. Essa formação vem contribuindo para a inserção mais rápida no mercado de trabalho, e consequentemente para a realização profissional e pessoal das pessoas.


Que Deus abençoe grandemente a sua vida!

Mayra Chaves




Tags: mercado de trabalho educação à distância oportunidade trabalho

0 visualização0 comentário