Educação e as novas tecnologias da informação e da comunicação

Vivemos na era digital, somos a “sociedade da informação”, uma sociedade um tanto imediatista, queremos tudo para “agora”! Será que isso é bom ou ruim?  Será que as novas tecnologias podem nos ajudar em nosso cotidiano, em nossos estudos, ou até mesmo quando vamos ingressar no mercado de trabalho?  


As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC’s)* são compostas pelos computadores pessoais, telefones móveis, internet, tecnologias de acesso remoto, correio eletrônico, tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons. Antigamente as notícias e informações corriam através de pessoas e isso poderia demorar horas, dias ou meses. Atualmente, temos notícias num piscar de olhos, uma mensagem no WhatsApp, Facebook ou uma ligação e em questão de segundos sabemos o que está acontecendo em tempo real do outro lado do mundo.


Lembro-me de que, quando eu era criança assistia ao filme “De volta para o futuro” com grande entusiasmo, pois havia muita tecnologia presente no filme, coisas que pensava ser impossível de existir um dia! Hoje em dia talvez este filme não faça sentido para os adolescentes, pois a tecnologia já não é novidade para eles. Nossas crianças, adolescentes e jovens têm literalmente “o mundo na palma das mãos”! Toda essa tecnologia e informação pode e deve ser usada com inteligência e sabedoria em nosso favor!


É muito importante usar as tecnologias com inteligência sempre. Na escola o celular pode e deve ser uma ferramenta que contribuirá e muito na formação do aluno. Alunos e professores podem ter acesso a pesquisas de grandes estudiosos e acervos bibliográficos, através dessa tecnologia tão utilizada nos nossos dias.


Com certeza as NTIC’S auxiliam muito quando estamos em busca de vagas de emprego! As pessoas têm mais oportunidade de investir na sua formação e carreira profissional, nas modalidades a distância, por exemplo, e sem contar no networking que as redes socais possibilitam para nós. Facilitou muito enviar currículos por e-mail para as empresas, ou anexa-los nos balcões de emprego virtuais e etc. Claro que, é na famosa entrevista de emprego que a chance de ser contratado realmente acontece, por isso, se prepare para este dia tão importante!


E mesmo utilizando todos os benefícios que as NTIC’S nos trazem, não podemos esquecer o principal, que é amar ao próximo como a nós mesmos! Tudo o que nos poupa tempo tende a nos atrair, mas nada pode substituir o abraço e a conversa ao vivo que gera relacionamento, não perca a oportunidade de estar perto das pessoas que você ama! Nestes momentos desligue-se das “tecnologias” e se ligue nos momentos, pois eles passam na mesma velocidade que as informações chegam até nós!



Que Deus abençoe a sua vida!

Mayra Chaves

55 visualizações0 comentário