Direito do Consumidor: Dicas para aproveitar a Black Friday


Estamos chegando a uma época do ano, que tradicionalmente, virou o momento de compras para o cidadão brasileiro, a Black Friday.


Apesar de ser uma tradição originalmente americana, o comércio e indústria brasileiros conseguiram trazer para nosso conceito, a data consumerista.


Com o grande aumento de consumo na ocasião, acabamos também tendo grave aumento nos problemas daí decorrentes, sejam estes por produtos entregues erroneamente, atraso na entrega, propaganda enganosa e outros tantos.


É inescusável, que com o avanço da tecnologia, as pessoas tendem a cada vez mais utilizar a internet para fazer compras em busca da comodidade e até mesmo por conta da correria do dia a dia. As compras em lojas virtuais variam de todas as formas, sejam de roupas e calçados ou até mesmo numa compra de supermercado.

Porém com a Black Friday que se aproxima, os cuidados devem ser redobrados, onde a incidência de fraude em lojas virtuais aumenta a cada dia, vejamos alguns cuidados básicos:


1º Cuidado: Independente do percentual do desconto, o tempo de garantia mínima estabelecida em Lei, nunca poderá deixar de ter ou ser menor;


2º Cuidado: Se for realizar compra online, dê preferência para sites seguros e faça uma pesquisa em outros sites de avaliações quanto à reputação e confiança da empresa antes de efetuar a compra;


3º Cuidado: Ficar atento, em caso de compra na loja física, que a troca de produtos que não esteja com vício ou defeito não é uma obrigatoriedade da loja;


4º Cuidado: Em compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como sites, o consumidor poderá desistir da compra dentro do prazo de 7 dias;


5º Cuidado: Sempre desconfie de descontos fora dos padrões praticados no Brasil, "quando a esmola é demais o santo desconfia".


Esses são os principais cuidados a serem tomados antes de realizar qualquer compra, no mais, é aproveitar os verdadeiros descontos e fazer uma boa compra.


Texto escrito com colaboração de Christiano Parreira – Bastos Juris Consultoria

9 visualizações0 comentário