Conheça estas duas estratégias de marketing e saiba qual a melhor para a sua empresa


O Inbound Marketing busca despertar o interesse para que o cliente chegue ao seu produto e o Outbound Marketing é mais tradicional, com o uso de propaganda. Veja qual se enquadra melhor na sua estratégia e mãos à obra.


Inbound Marketing


No mundo digital, os usuários têm o poder de decidir por onde navegam e o que consomem. Este processo vem mudando e hoje em dia o primeiro passo de uma compra acontece na internet através de pesquisa sobre o produto desejado. E o INBOUND marketing surge atraindo o cliente com conteúdo relevante que pode levar à compra do produto final através de um processo de nutrição. O sucesso deste processo está em não importunar o internauta sendo invasivo, mas com conteúdo de interesse do internauta. Criando assim um relacionamento duradouro entre cliente e marca.


O processo de nutrição consiste em 4 etapas: Atrair, converter, fechar e encantar. Onde o cliente é atraído por conteúdo de qualidade como formulários, landing pages e/ou call-to-actions, e a partir daí se converte em lead. Na próxima etapa é a hora de se mostrar como a solução para resolver o problema do cliente e por fim, após a compra cria-se um relacionamento tornado o cliente um fã da marca.


Veja algumas características do inbound marketing:


• Comunicação mais indireta.

• Modelo de comunicação em via dupla: mais diálogo e interação.

• Custo relativamente mais baixo.

• Engaja mais pois o conteúdo da mensagem é mais envolvente e relevante para o público.

• É possível acompanhar resultados em tempo real e modificar a estratégia imediatamente, se necessário.



Outbound Marketing


O outbound marketing é mais conhecido pela grande maioria por ser aquele que anuncia a sua marca para os futuros clientes em grandes campanhas. Seja em campanha televisiva, mídias impressas, e-mail marketing ou até mesmo ligações de telemarketing, quem encontram certas resistências como filtros de spam e bloqueios de listas telefônicas. Com a reinvenção do mundo digital foram criadas ferramentas, como o Facebook Ads e Google adWords, que facilitam o acesso aos clientes com material criativo e interessante.


Estes avanços possibilitam alcançar os prospects corretos, conquistar leads em maior quantidade e reduzir o ciclo de vendas.


Veja algumas características do inbound marketing:


• Comunicação mais direta.

• Modelo de comunicação em massa.

• Velocidade de ROI mais alta.

• Atinge resultados mais rapidamente.



Por: Romildo Bastos

22 visualizações0 comentário