Coach Jonatan Bandeira fala sobre o desenvolvimento intelectual infantil


Jonatan Bandeira

Jonatan Bandeira acredita que pode transformar a educação do Brasil facilitando a relação entre pais, professores e o jeito que as crianças aprendem. Coach em Aprendizagem Infantil, fonoaudiólogo por amor e amante da neurociência,psicopedagogia e psicomotricidade, fundou o INFAN e tem destinado a sua carreira à Psicoeducação Digital.


É o criador do Método APRIA – Aprendizagem Infantil Avançada – no Brasil.


Foi Presidente do 2° Congresso de Neurociências Aplicada à Educação, reunindo 8 mil profissionais, entrevistando os maiores pesquisadores do Brasil como a PHD Simone Capeline (Dislexia), Dra. Edyleine Peroni (TDAH) e Dra. Dayse Serra (Autismo).


Maior desafio do INFAN é desenvolver o máximo potencial de inteligência das crianças de forma natural, sob a perspectiva da neurociência cognitiva-comportamental. Ensinar as crianças a se relacionarem com os estudos e alcançarem a aprendizagem avançada fazem parte do Método APRIA, esse projeto surgiu de um sentimento de dor de Jonatan Bandeira, essa dor era encontrar crianças que apresentavam transtornos de neurodesenvolvimento. O diagnóstico nesses casos é muito tardio, a criança perde potencial de aprendizagem, com sua experiência no serviço público Jonatan assistia de perto essas dificuldades, para mudar essa realidade é necessário uma visão específica, criar um ambiente que gere transformações nas crianças, como também nos pais e profissionais da educação,que precisam se motivar e capacitarem para  entender e ajudar essas crianças no dia a dia.


O processo de coaching infantil é muito desafiador. A palavra coaching significa treinador, é uma metodologia que faz o indivíduo sair do ponto atual e avançar através do encorajamento, gerenciamento das habilidades, autoconhecimento  e uso de todas as potencialidades.


Durante o processo, o coachee encontra as respostas de todas as suas perguntas, realiza as metas estipuladas, reflete suas ações e os sintomas físicos são afetados, o emocional é posto em um quadro forte não permitindo a paralisação e assim avançando para a conclusão dos objetivos propostos.  


Jonatan conta que resolveu criar uma metodologia de coaching infantil, através de sua experiência de 10 anos na fonoaudiologia. Adaptei as ferramentas de coaching para infância, utilizei embasamento da neurociência cognitiva para fazer isso.


Exemplo: Uma criança que é a melhor aluna da sala e tira as melhores notas, sofre uma pressão,chamada hoje em dia de bullying. Quando você trabalha todas as inteligências na infância, o cérebro é modificável e ao se tornar um adulto as possibilidades de futuro próspero aumentam, porque aumentou  as potencialidades. A partir de 08 anos, a criança consegue fazer reflexões poderosas.

Jonatan Bandeira e o Diretor F5, Juliano Maia

Outro exemplo que podemos citar é de uma criança na Escolinha de Futebol. Quando perde um gol e a forma que profissional de educação física aborda esse acontecimento, a forma correta no coaching infantil seria perguntar o que ela deveria ter feito de forma mais assertiva para alcançar objetivo e fazer o gol, pois assim não cria crenças e traumas.


Os próximos passos do INFAN é realizar mais eventos e transformar a vida do  maior número de pessoas. A maioria dos eventos serão online, que não requer  logística e  financeiro, pois são gratuitos. E, caso haja interesse em aprofundar no assunto os pais podem entrar em contato com o profissional.

A meta para os próximos três anos será franquear o INFAN, tornar um instituto físico e dar a possibilidade a outros profissionais de ter uma formação em coaching infantil, na maioria dos casos de professores, um curso que visa trazer inovação e conhecimento.


O livro "Aprenda Brincando" do autor Jonatan Bandeira está liberado no site www.institutoinfhan.com, aonde também tem vários vídeos dando dicas e ensinando como colocar em prática todo conteúdo. A principal missão do instituto é estimular as crianças desde o primeiro ano de vida.


Uma mensagem aos leitores é que "Façam acontecer, não deposite a educação dos filhos à outras pessoas, assumam esse compromisso de tomar as decisões e promover as ações que seus filhos necessitam, o filho é uma prioridade, deve se fazer sacrifícios que valem a pena no futuro" destacou Jonatan Bandeira.


Tags:

especial f5

30 visualizações0 comentário