5 erros que fazem um currículo ser eliminado!

Alguns erros cometidos pelos candidatos a uma vaga de emprego podem definitivamente comprometer o trabalho de muito tempo para conquistar o posto dos sonhos. Os recrutadores possuem cerca de 10 segundos para olhar um currículo. São muitas pessoas, e não há tempo para ser desperdiçado com erros no currículo.

O currículo é a primeira fase da seleção. Ele é tão importante que, se você não passar nesta etapa, não se habilita sequer para a entrevista.


Já pensou se você fizer um currículo errado e distribuir o material para mais de 50 empresas? O currículo é seu cartão de visitas e precisa estar impecável.


Saiba quais são os 5 erros que eliminam o currículo em um processo seletivo!


1- Layout desorganizado


Os recrutadores estão acostumados com currículos padronizados, pois isso facilita o acesso às informações importantes. Por isso, é importante ter atenção no formato do currículo, fonte, cor da fonte, papel branco, tópicos sublinhados e negrito, entre outros. Na internet você pode encontrar modelos atualizados de CV e se basear neles!


2- Currículos desatualizados


Se o recrutador olhar que sua última experiência foi há 5 anos ou que o último curso de atualização aconteceu há 3 anos, você terá menos chances a uma vaga. Sua carreira pode estar decadente, estagnada ou em ascensão. Por isso, mantenha-se atualizado e deixe seu CV em dia. Procure cursos na internet, eles são EAD e mais acessíveis. Outro erro bastante comum é deixar no currículo ferramentas e tecnologias obsoletas. Por exemplo: experiência com Windows 97. Estes erros eliminam o currículo. Às vezes, os candidatos atualizam o mesmo currículo quando estão procurando emprego e não reparam nestes detalhes!


3- Avaliação comportamental


Tome cuidado para você mesmo não fazer uma avaliação comportamental de si próprio, pois este é o papel do recrutador. Logo, evite expressão sobre sua competência e evite frases prontas, como “profissional proativo e dinâmico”. São erros que eliminam o currículo. Outra dica: não copie o currículo dos outros, pois isso pode te atrapalhar!


4- Com foto ou sem foto?


O padrão do currículo é sem foto, apenas que haja exigência para a vaga. E, se for colocar uma foto, escolha uma em que você esteja com roupas sociais, em um ambiente formal, uma foto séria!


5- Deixe claro seu objetivo


Sabemos que, muitas vezes, o seu objetivo é conseguir o emprego, independentemente da vaga. Mesmo assim, o recrutador precisa saber o seu objetivo claramente. Logo, no campo objetivo profissional, deixe claro para qual vaga você está se candidatando, não seja genérico a ponto de mostrar que você topa qualquer vaga!


Fonte: Global Empregos

13 visualizações0 comentário